A escuridão que há em nós

Você já imaginou o quanto suas ações podem afetar a vida de alguém? Essa é a pergunta que ficará martelando em sua cabeça durante e após a leitura de O inominável, o livro de estreia e de produção independente do jovem escritor Gustavo Lopes. Aos 28 anos, em meio ao trabalho, o estudo e outras centenas de coisas, esse paulista resolveu embarcar de vez em sua verdadeira paixão – a escrita -, dando voz às histórias que nem sempre têm um final feliz, mas que devem ser contadas.

Nessa primeira produção, quem assume o papel de porta-voz dos fatos é Thalita, que nos apresenta seus 3 melhores amigos: Augusto, Davi e Andreia. Esse grupo de estudantes do ensino médio teve a vida drasticamente afetada após encontrar um livro desconhecido na biblioteca do colégio.

“A capa era sinistra, acinzentada, pendendo para o preto, e tinha uma textura diferente, como penas de um pássaro negro. No centro dela havia um esqueleto de um pássaro, provavelmente um corvo, incrustado. Parecia de verdade, digo, o esqueleto. Tinha textura de osso, cheiro de osso” (LOPES, 2017, Capítulo 1 – s.n.).

O objeto, apesar de estranho, não possui nada escrito em suas páginas finas. Mesmo assim, Augusto decide ficar com ele, o que leva os outros a acreditarem que não passa de uma brincadeira do amigo – pois já havia tentado convencê-los a jogar RPG. A medida em que a história segue, nós passamos a desejar que fosse mesmo apenas uma brincadeira.

Vítimas de bullying, os personagens acabam encontrando uma possível solução para seus problemas – instruções para um ritual aparentemente inofensivo, que surgem nas páginas do livro. Isso os motiva a entrar numa busca pelo fim definitivo do sofrimento que enfrentam na escola. O que eles não imaginavam é que seriam guiados pelo ódio e cegados pelo rancor de todos aqueles que os magoaram, fazendo-os afundar numa escuridão sem fim.

Muitas histórias vêm tratando da temática bullying, dando maior ênfase no sofrimento de quem passa por isso. Contudo, o autor de O inominável consegue guiar nossos pensamentos para esse assunto, sem indicar que é isso que espera, ou seja, sem um tom “moralizante”. Ele nos apresenta as causas do ódio dos personagens e as situações que cada um sofreu, mas, nós ficamos encarregados de entender as metáforas usadas. Por exemplo, como a escuridão em que se encontram toma conta deles, incitando-os a causar mal àqueles que odeiam, sem pensar nas consequências.

O inominável é um livro curto, com oito capítulos de um relato, contado em primeira pessoa, que pode te prender do início ao fim. A obra nos faz pensar em cada ato que já nos causaram sofrimento e nas nossas ações que já afetaram alguém. Ao terminar de ler, ficamos com um misto de sentimentos, que oscilam entre a compreensão de que aquilo que os personagens passaram os motivou a agir de determinada maneira e a dúvida se faríamos igual na situação deles ou não. Talvez, todos possuamos uma escuridão dentro de nós, apenas esperando para ser libertada.

o-inominc3a1vel-por-gustavo-lopesINFORMAÇÕES ADICIONAIS

O inominável está disponível nas plataformas Wattpad Luvbook, com uma soma total de 2,5 k de leituras. Esse é o livro de lançamento do autor Gustavo Lopes, porém, o paulista também possui um blog (Blog do Gusta), no qual podemos encontrar mais um conto de sua autoria, chamado A coroa, além de diversos textos sobre outras temáticas. 

 

Salvar

Salvar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s