Cuidado com as séries literárias

Já aconteceu de você comprar um livro (ou se interessar por um) e só depois descobrir que se tratava de uma série literária??? Pior, não entender absolutamente nada da leitura, abandoná-la ou detestar e fazer propaganda negativa pra Deus e o mundo, mas depois de séculos perceber que o motivo do desencontro era simples: não começou pelo primeiro livro. Pois é, acontece nas melhores famílias [risos].

Vendedores de livrarias desentendidos são craques em indicar o 18º volume de uma série que tem 20, sem a menor ideia do estrago que estão causando.Você chega ao local, tão inocente quanto um baby, e pede uma dica para presente. Eles te perguntam a faixa etária, o que a pessoa gosta de ler e vão logo empurrando as primeiras obras que passam pela cabeça ou as que estiverem mais próximas. Sempre acompanhados de um “estamos vendendo muito esse” – como se fosse um indicativo supremo de que o livro é bom.

Aliás, isso acontece bastante quando os livros bombaram por um tempo, mas já não são “o” sucesso do momento. O povo meio que esquece qual vinha primeiro e nem sempre há uma demarcação clara nas capas. Como só tem aquele na loja… Deve ser esse mesmo. “Olha esse aqui! Tem monstros, aventura e figuras… Seu sobrinho vai adorar”. [tsc tsc tsc]

Tudo isso porque eu estava dando uma olhadinha na estante do meu irmão e descobri umcomo_partir_o_coracao_de_um_dragao_1342978505p livro lindinho, chamado “Como Partir o Coração de um Dragão” (foto). Assim como você, associei na hora ao filme “Como Treinar o Seu Dragão” que, me julguem, eu não sabia se tratar de uma adaptação (animação da Dream Works Studios, lançada no Brasil em 2010 – veja o trailer).

Fiquei toda animada pra ler e tratei de conseguir informações com meu irmão. Maaaaaas, ele me jogou um balde de água fria dizendo que o livro era super chato, cheio de personagens que ele não sabia de onde tinham surgido e que ele nem teve vontade de chegar ao final. Eu não podia acreditar!!!! Quem conhece sabe que a edição é a maior fofura de todas, com ilustrações encantadoras. Sem contar que esse negócio de vikings e dragões é divertido.

Outra coisa que achei estranho… Se o filme era uma adaptação, por que que o livro não tinha o mesmo nome???? Encanada com isso… Dei uma olhada na edição e, numa das orelhas, encontrei um chamariz para o restante da série – a qual eu também não tinha ideia da existência. Contudo, não estava escrito explicitamente “este é o volume tal, de uma série de x exemplares”. Então, corri perguntar ao tio Google.

Estão preparados para o que eu descobri?

Pasmem, esse é o NONO volume de uma série que tem 12 + 1 edição especial (capa do filme). Desse jeito, não há quem entenda né, minha gente? A pessoa cai de paraquedas na história, não tem ideia do que está acontecendo e só pode ficar com vontade de deixar pra lá. Agora terei que comprar as outras obras, pelo menos até a 8º. Queria muito ler!!!!

E, lógico, este foi justamente um caso de indicação de vendedor desentendido. Então, amigos e amigas, confiem desconfiando de cada pessoinha na livraria. Eles têm boas intenções, mas nem sempre são leitores ou só “conhecem” um gênero literário… Aí fica complicado. Por isso, anota aí, tarefa básica antes de qualquer compra: pesquise sobre o livro, seja um presente ou não… Você vai não vai se arrepender.

P.s.: Se quiser saber mais sobre a série de Cressida Cowell, clique aqui para conferir o site oficial, que é tão fofo quanto os livros.

2 comentários Adicione o seu

  1. Bianca Nunes disse:

    Faaalou tudo cara!
    Ano passado eu comprei o livro Puros, é um livro meio pesado, mas eu viciei na história (é muito boa), ai descobri que era uma trilogia, e descobri que os outros dois livros não tinham sido publicados… Acabou que eu mandei e-mail para editora e até hoje nada. #tristeza

    1. É uma loucura isso, né Bianca? Eu vivo me surpreendendo! Rsrs

Deixe um comentário

