Ahhh, o mundo da lua…

Sempre bate uma nostalgia no dia das crianças, quando você já não é mais uma. Pelo menos, acontece comigo. E nesse clima, resolvi buscar no fundo do baú um dos primeiros seriados* que assisti na vida: Mundo da Lua. Se você também curtiu muito os anos 1990, tenho certeza que vai lembrar do Lucas Silva e Silva e sua imaginação pra lá de envolvente.

Aliás, é coisa nossa!!! A TV Cultura produziu e exibiu o seriado por cerca de um ano, entre 1991 e 1992. Foi criado por Flávio de Souza, dirigido por Roberto Vignati [Marcos Weinstock também ocupou essa função em alguns episódios] e “estrelado” por Luciano Amaral (nosso querido Lucas). Mundo da Lua acabou se tornando um campeão de audiência da emissora e, por conta disso, além de ocupar seu espaço aos domingos, também era reprisado durante a semana. As reprises continuaram por vááários anos – inclusive na Rede Globo e na TV Rá Tim Bum. Ao todo, são 52 episódios – que você pode encontrar no Youtube.

Resultado de imagem para mundo da lua seriado lucas com o rádio

Posso falar? Eu adoraaaaava ficar em frente a TV e descobrir qual seria a próxima aventura de Lucas com aquele gravador. Convenhamos, um negócio cheio de botões coloridos e que dava vida à imaginação do garoto… Acho que era o sonho de consumo de todos os espectadores [risos]. O céu era o limite depois que ele dizia: “Alô, alô… Planeta Terra chamando. Alô? Essa é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva, falando diretamente do Mundo da Lua, onde tudo pode acontecer…”.

Aaaaai gente, os olhinhos da criança aqui enchem de… Ciscos [cof cof] só de pensar nessa frase aí. Esse seriado estimulava nossa criatividade, deixava claro que toda família é maluca mesmo e ainda nos ajudava a lidar com os probleminhas básicos da fase [terrível] entre infância e adolescência. Tinha as dificuldades de convivência com a irmã mais velha e aquele ciúme típico que aparece quando anunciam a chegada de um irmão caçula, o pai que vive afundado no trabalho para dar conta de sustentar todo mundo, as crises de mãe [que são sempre iguaizinhas], a empregada que faz parte da família e morre de amores por um apresentador que ouve no rádio e o avô bonachão, cheio de sabedoria e praticidade – virtudes que parecem só chegar com a idade mesmo, infelizmente.

É óbvio que se formos assistir hoje poderemos achar que a qualidade da imagem é bem ruinzinha, o roteiro nem é tão lá essas coisas, a ambientação é meio pobre e até algumas discussões talvez pareçam comuns demais… Contudo, não vamos esquecer que é uma produção de 25 anos!!! Os recursos atuais são totalmente outros, nem dá pra comparar. Além disso, ao meu ver, tem muito mais prós do que contras. Sei que sou suspeita pra falar porque há um valor sentimental envolvido, maaaaas… Mas, nada, Mundo da Lua mora no meu coração e pronto. Fim de papo.

*Só queria dizer que esse seriado é tão demais que até me ensinou uma coisinha na hora de escrever esse texto. Eu sempre tive dúvidas se havia alguma diferença entre os termos “série” e “seriado”… Então, fui dar uma xeretada e descobri que, apesar de serem muito utilizados como sinônimos, apresentam algumas peculiaridades. Em linhas bem gerais:

>> Série: os episódios têm uma sequência, ou seja, um complementa o outro. Então, se você começa a assistir na metade ou em ordem aleatória, fica sem entender algumas coisinhas da trama. Costumam ser divididas em temporadas – que dependem da audiência para alcançar uma quantidade considerável.
>> Seriado: não é necessário assistir um episódio atrás do outro porque, apesar de terem uma unidade, não são sequenciados. Cada um segue os mesmos “padrões”, mas isso não interfere na construção de significados dos demais – a exceção fica para quando aparece a famigerada frase: “continua no próximo episódio”. Nem sempre são organizados direitinho ou se cria uma super expectativa para o lançamento das temporadas, como nas séries.

Espero ter esclarecido alguma coisa por aí! Só mais uma coisinha: ainda que Mundo da Lua se enquadre nas características de seriado, o texto fará parte da categoria Series Universe porque… Porque sim [risos].

capa_mundo_da_lua

Criação: Flávio de Souza

Distribuição: TV Cultura

Gênero: Infantil

Origem: Brasil

Status: Encerrada

Duração: 1991-1992

Temporadas: 1

Episódios: 52

Stars: 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s