Não é autoajuda, é a resposta cristã para o sentido da vida

Se você já assistiu alguma pregação do Kivitz, sabe que ele não tem nada daquele charlatanismo das explicações vazias sobre o sentido da vida. Portanto, quando pegar Vivendo com Propósitos na prateleira, não pense que vai encontrar cinco ou dez passos para a felicidade e o sucesso [sabem do que estou falando né?]. Ao invés disso, o autor aponta a direção de Cristo. Com base no conceito de Imago Dei (somos feitos à imagem e semelhança de Deus), esta obra propõe o caminho cristão para a plenitude da existência humana.

Ed René Kivitz* é teólogo, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e escritor. Desde 1989 desenvolve sua atividade pastoral na Igreja Batista de Água Branca (IBAB), localizada na capital paulistana. Além de conferencista em seminários, congressos e workshops, também se engaja em projetos – como o Galilea Consultoria e Treinamento. Suas publicações mais conhecidas são: Talmidim – o passo a passo de Jesus; O livro mais mal-humorado da Bíblia e Outra espiritualidade (todos editados pela Mundo Cristão). No Youtube, podemos encontrar diversos vídeos, tanto dos cultos na IBAB quanto devocionais diários e séries especiais sobre temas bíblicos específicos**.

Primeiro, eu tive contato com esses vídeos e descobri a capacidade que esse servo do Senhor tem de explicar os princípios espirituais e aplicá-los às diferentes situações cotidianas. Às vezes, parece que ele está fugindo do assunto… Quando, de repente, amarra o raciocínio de uma forma, que é impossível não ficar de boca aberta. Com certeza, os dons de Kivitz têm sido usados pelo Espírito Santo, de maneira a abençoar muitas vidas na carreira cristã. Sendo assim, foi uma agradável surpresa me deparar com os títulos publicados e não perdi tempo em adquirir os primeiros que pude (O livro mais mal-humorado da Bíblia e Vivendo com Propósitos).

Esta obra, em particular, traz questões muito profundas, de um modo simples e coerente – o que nos ajuda a entender a importância de uma vida com significado e como podemos alcançá-la. A partir da consciência de que fomos criados por Deus para sermos semelhantes a Ele (Imago Dei), o autor nos aponta quatro aspectos fundamentais para atingirmos a realização pessoal e espiritual: transcender (compartilhar a essência espiritual de Deus), crescer (compartilhar os atributos pessoais de Deus), conviver (compartilhar a natureza plural de Deus) e construir (compartilhar com Deus a responsabilidade de ordenar o caos e exercer domínio sobre o universo) – desenvolvidos em seis partes (subdivididas em 19 capítulos).

Dentre as inúmeras frases grifadas, destaco uma que faz toda a diferença na compreensão da linha de raciocínio do autor e que ele repete ao longo de todo o texto: “[…] a felicidade é muito mais um jeito de ir do que um lugar onde se chega” (KIVITZ, 2003, p. 23). É nessa caminhada, nessa jornada de intimidade com Deus (um dos pilares do cristianismo), em que podemos encontrar a tal felicidade. É interessante como o livro nos coloca frente a frente com as perguntas existenciais mais recorrentes, com as dúvidas de todos nós… Aquelas que nos fazem perder noites de sono e gaguejar quando precisamos nos posicionar. Sem soluções mágicas e ideias mirabolantes, enxergamos como viver bem “aqui e agora”, enquanto aguardamos o “ali e além” (expressões do autor).

Segundo ele, estamos vivendo em um parêntese da história, como peregrinos, transitando entre um estado de ser e outro, um mundo e outro. A chave do significado de nossa existência, portanto, está em olhar para cada experiência cotidiana à luz da eternidade. Encontraremos sentido quando tudo que fizermos neste mundo tiver como ponto de partida a comunhão com Jesus. Sempre que tentarmos fugir do Molde com o qual fomos criados, procurando razão em nós mesmos, nos machucaremos e nos decepcionaremos. O caminho para a autorrealização neste mundo é um paradoxo: temos que negar nosso ego e sermos, constantemente, cheios do Espírito Santo. Só então encontraremos a verdadeira alegria.

E essa foi apenas uma prévia, uma pontinha do iceberg. Kivitz nos proporciona mais que momentos de reflexão a respeito de quem Deus é, de quem nós somos, porque estamos aqui e qual é o “jeito certo” de viver… Ele nos oferece verdades preciosas, conectando textos bíblicos, pensamentos humanos e uma diversidade absurda de referências teológicas, filosóficas, etc. Vivendo com Propósitos é didático e profundo, singelo e complexo, intelectual e espiritual. Acredito que essas páginas podem corrigir o nosso foco, nos sustentar na caminhada e nos revelar o que é, de fato, viver conforme a vontade de Deus. 

*Não encontrei o ano de nascimento do autor.

**Muitas pessoas criticam esse tipo de postura, em que o pastor se torna um “fenômeno midiático” e, claro, não podemos achar que qualquer tipo de exposição é positiva. Contudo, penso que o ministério de Kivitz tem sido guiado pelo Senhor e abençoado uma infinidade de pessoas. É uma forma de pregar o evangelho por meio das redes sociais ao invés de utilizá-las como instrumento de queda.

Autor: Ed René Kivitz

Editora: Mundo Cristão

Páginas: 374

Edição: 2003

Idioma: Português

Acabamento: Brochura

I.S.B.N.: 8573254432

Stars: 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s