Os mundos [chatos] de Crestomanci

crestomanci_livroConfesso que já fui apaixonada pela capa deste livro. Ela é dupla, com uma espécie de “janelinha” [parte vazada], toda colorida e remete à magia… Como não encantar uma criança?

Eu o descobri na estante das minhas primas e, desde então, sempre quis ler. Como morava noutra cidade e só nos encontrávamos uma ou duas vezes por ano, era complicado pegar emprestado. Acabei até me esquecendo dele e só lembrava quando ia à casa delas.

Recentemente, as meninas resolveram fazer um limpa na estante e, sabendo do meu desejo em relação a essa leitura, me presentearam com o título. IUPI! Mal podia esperar para, finalmente, descobrir essa história mágica.

Então, vamos apresentar a autora, first of all.

Diana Wynne Jones (1934-2011) foi uma escritora britânica, que se dedicava ao gênero fantasia, com obras voltadas tanto para crianças e jovens quanto para adultos. Aqui no Brasil, ela é conhecida justamente pela série Os Mundos de Crestomanci. São sete volumes (publicados entre 1977 e 2006), mas apenas cinco foram traduzidos (por Eliana Sabino) e publicados pela Geração Editorial. Diana chegou a ser nomeada doutora honorária em literatura pela Universidade de Bristol, bem como recebeu vários prêmios no Reino Unido e nos Estados Unidos. Faleceu devido a um tumor no pulmão.

Infelizmente, mesmo diante das palavras de alguém com todo esse currículo, o meu encantamento ficou só na capa. Primeiro, porque é impossível não pensar em Harry Potter e deixar de comparar as duas séries. É claro, vale lembrar, que a de Diana Jones foi lançada muitos anos antes, em inglês, e só os livros finais acabaram se encontrando com os de J. K. Rowling. Aliás, as traduções pra cá só aconteceram devido ao boom que o bruxinho de Hogwarts causou. A primeira edição brasileira de Vida Encantada, por exemplo, saiu em 2001 (um ano depois de Harry Potter e a Pedra Filosofal).

Nas obras de Rowling, temos mais que aventura, toques de magia e a criação de um novo universo. Há discussões sociais, críticas profundas e um texto primoroso. Como leitora, só descansei quando pude terminar o sétimo volume. O mesmo não se aplica a esse livro de abertura sobre os mundos de Crestomanci. É morno, quase sem graça. Em boa parte do tempo, fiquei me sentindo perdida e, a cada situação, parecia que eu estava mais distante dos propósitos daquilo do que Gato.

Ficamos por fora de tudo… Não sabemos quem, de fato, é esse tal de Crestomanci, quais são os planos de Gwendolen e mil outros pequenos detalhes que vão surgindo, mas não são esclarecidos. O problema é que isso não causa aquela sensação que nos impulsiona a ficar com vontade de descobrir o que está havendo, de buscar as explicações… Eu só queria que acabasse logo. E, confesso, nem tenho pretensão de descobrir se os outros livros são melhores ou mantêm a chatice.

Há um castelo, há alguém que não pode ser nomeado, há aulas de bruxaria e até um menino especial, que não sabe disso… Mas falta o punch das histórias sobre Potter. Mesmo no final, quando somos, finalmente, convidados a descobrir as respostas… Nada foi “UAU!”. Pra mim, faltou emoção, vida, frio na barriga… Por incrível que pareça, acho que faltou mesmo foi o ingrediente principal: magia. Não aquelas que Gwendolen tanto fez para tentar impressionar [ou atormentar] a “Família”, mas aquela que nos faz ler com brilho nos olhos.

 

vida-encantada-os-mundos-de-crestomanci-1geracao-089862000

Autora: Diana Wynne Jones

Editora: Geração Editorial

Páginas: 256

Edição: 2001

Idioma: Português

Acabamento: Brochura

I.S.B.N: 978.857.509.030.5

Stars: 2

 

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

