Tudo junto ou um de cada vez?

pilha_livrosEu sempre fui muito categórica em relação a isso. Tinha que ser um livro de cada vez, apreciado com todo o carinho do mundo e, só depois, poderia começar uma nova história. Eu pensava que ler vários títulos ao mesmo tempo atrapalharia o processo de leitura, porque acabaria misturando um monte de autores, gêneros, objetivos

Um belo dia, porém, entrei no mestrado. E a maior parte das disciplinas tinha uma demanda bem alta: textos diferentes e consideravelmente extensos. Eram cerca de 400 páginas por semana e, obviamente, certos temas não casavam por completo com os demais. Sem falar que alguns eram em espanhol, inglês e até tinham trechos em francês. Nada que desse só para dar uma olhadinha rápida cinco minutos antes. Além disso, eu também não queria deixar de ler “as minhas coisas”, por exemplo, uma obra de ficção. Como conciliar tudo isso?!

Acabei aprendendo [meio na marra, até porque eu tinha que dar conta de algum jeito] a ser mais flexível nessa ideia de “quando terminar um livro, começo outro”. E não é que eu gostei desse negócio?! Hoje, dificilmente você vai me encontrar lendo uma obra de cada vez. Me acostumei a dividir o tempo (ter um momento certo para ler cada tipo de texto), parei de misturar os autores e os conceitos na cabeça (vou anotando ideias importantes em um caderno), não acho mais que as pessoas são malucas só porque têm diversos livros na cabeceira.

Aliás, como eu disse, a minha vive cheia. Fora os PDFs (um milhão de artigos), tem sempre cinco títulos fazendo o revezamento: um devocional diário, um teórico/de estudo, um livro cristão, a Bíblia e um da categoria “o que der na telha”. Pode ser literatura infantil, juvenil, mistério, clássico… Costumo dizer que essa é a leitura mais divertida, poréééém, a que mais se estende. Afinal, são apenas alguns minutinhos antes de dormir destinados a ela. Mas isso é assunto para outro post. Aguardem. [risos]

Enquanto isso, deem uma espiada na minha cabeceira:

livros_cabeceira_2

Se você faz isso também [ou não], desenvolveu um esquema para ler vários livros ao mesmo tempo, quer compartilhar suas leituras do momento ou só dizer que está lendo/já leu um desses cinco aí de cima… Deixe um recadinho nos comentários!

Deixe um comentário

