Uma chacoalhada nos cristãos

livro__soberano_pinkNeste livro, A. W. Pink segue uma linha bastante polêmica, pois trata da “doutrina da soberania”, que hoje é rejeitada por grande parte das denominações cristãs. Maaaas, não se assuste nem deixe de ler por conta disso… Ele defende que é importante guardar as devidas proporções para que se possa atingir o equilíbrio da verdade. Sendo assim,

Ressaltar a soberania de Deus, sem afirmar, ao mesmo tempo, a responsabilidade do homem, tende ao fatalismo; preocupar-se tanto em manter a responsabilidade do homem, ao ponto de perder de vista a soberania de Deus, é exaltar a criatura e desonrar o Criador (p. 7).

Para mim, são reflexões poderosas, colocadas de uma maneira bem didática e, o mais importante, com base na Palavra de Deus. Aliás, o autor não se apoia apenas em um texto bíblico, pelo contrário, são citados diversos livros: de Gênesis ao Apocalipse, passando por Deuteronômio, Salmos, Isaías e Daniel  (Velho Testamento), bem como por Lucas, João, Atos, Romanos, Filipenses e Hebreus (Novo Testamento), entre passagens mais ou menos conhecidas.

Tratando-se de Arthur Walkington Pink (1886-1952), ele foi um ministro evangélico e escritor, que pastoreou diversas comunidades religiosas nos EUA, assim como na Inglaterra e na Austrália. Feliz ou infelizmente, suas obras só se tornaram conhecidas e ganharam diversas traduções após a sua morte. A primeira edição desta obra em português, por exemplo, só foi lançada em 1977.

Mesmo depois de tanto tempo, suas palavras expressam verdades preciosas e eu não posso deixar de atribuir isso ao fato de que a verdade divina é única, eterna e imutável. Daí a necessidade de reexaminarmos a onipotência, a suficiência e a soberania de Deus em nossas vidas. Quando tudo vai mal, não podemos esquecer de que Ele está reinando e tem tudo sob controle – ainda que seja difícil, olhando da nossa perspectiva humana. Se a nossa paz está nEle, não há crise que nos derrube.

Veja este trecho… Não parece que o autor está falando do momento político no Brasil?

Estamos, sem dúvida, no limiar de uma crise mundial, e, em todos os lugares, os homens estão alarmados. Mas, Deus não! Ele nunca se surpreende. Não há emergência inesperada para Deus, pois ele “faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade” (Ef 1.11). Portanto, embora o mundo seja tomado pelo pânico, a palavra para o crente é: “Não temas”. “Todas as coisas estão sujeitas ao controle imediato de Deus (p. 15).

Incrível, não é? E Pink trabalha os dez capítulos do livro partindo dessa linha. Ele reflete sobre a Soberania de Deus: e a atualidade (1), sua definição (2), na criação (3), na administração (4), na salvação (5), em operação (6), e a vontade humana (7), e a oração (8), e a nossa atitude (9), bem como sobre o valor desta doutrina (10). Cada um deles guarda exortações e ensinamentos maravilhosos… Muito diferentes do que costumamos ouvir “por aí”. O autor faz isso de um jeito tão didático, que chega a ser fofo. A sua linha de raciocínio é bem clara e linear, retoma as discussões anteriores com certa frequência e até faz resumos em um parágrafo ao final de cada capítulo.

Para finalizar… Tenho que dizer que alguns temas polêmicos (como a predestinação/eleição) ficam um pouco confusos, em determinadas partes do livro. Sabe quando a pessoa vai explicando, você sente que está caminhando, que tudo vai se esclarecer e será possível entender tudinho… Mas a argumentação não fecha ou cai em “mais do mesmo”? Ou seja, o leitor continua no mesmo lugar de antes: sem entender. Eu passei por isso, porém, confesso que outras revelações foram tão poderosas e corajosas (acerca da ideia de livre-arbítrio, confrontando-a à “liberdade de agir”, por exemplo) e me afastaram de tantos enganos que eu vinha cultivando… Que eu só posso dizer, com toda a certeza: os prós superam os contras.

 

livro-deus-_-soberano

Autor: A. W. Pink

Editora: Fiel

Páginas: 184

Edição: 2012

Idioma: Português

Acabamento: Brochura

I.S.B.N.: 978.859.914.545.6

Stars: 4

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s