Até onde vai seu amor pelos livros?

o_homem_que_amava_muito_os_livros

Você diz que é apaixonado (a) por livros… Mas até que ponto estaria disposto (a) a roubá-los pra satisfazer seus desejos? Bom, espero que a resposta seja 0%… Embora esse não seja o caso de John Gilkey.

Este livro foi escrito por uma jornalista, o que costuma me prender logo de cara. Sou suspeita nesse sentido (jornalista falando), mas enxergo certa beleza na objetividade e perspectiva singular desse pessoal pra contar histórias.

Em linhas gerais, trata-se de um relato da autora a respeito das loucuras do referido ladrão bibliófilo para “adquirir” livros raros. Eu não sei você, mas não fazia ideia de que nos Estados Unidos existe um mercado muito sério nesse sentido. Aliás, eu nunca tinha parado para pensar na existência desse tipo de livro. O que torna uma obra tão cobiçada assim? É a capa? A edição? O prestígio do autor? Bartlett te conta tudinho! Confesso, depois fiquei pesquisando para checar se eu tinha algo de valor na minha estante… Doce ilusão.

O fato é que colecionadores e livreiros se unem até para organizar e fazer feiras de tais raridades… Sendo que os artigos chegam a custar seis dígitos, num pulinho. E a gente aqui, morrendo para encontrar promoções, precinhos modestos, doações, frete grátis…Se a conta fica em um dígito, é pura alegria! [Nunca aconteceu comigo]

Para quem adora o universo da leitura e talvez nunca tenha ouvido falar do mercado de colecionadores literários, vale a pena embarcar na jornada envolvente e intrigante dessas páginas. Não só pela possibilidade de ter um gostinho de como tudo isso funciona, mas também pra avaliar a nossa própria paixão. A todo momento, você se pergunta: será que eu chegaria a esse ponto? Gilkey chegou e a história dele é real. Aliás, algumas de suas respostas e o comportamento desse ladrão parecem coisa de cinema.

É difícil acreditar que a bibliomania exista, que as pessoas realmente “amem” os livros de tal forma. Contudo, essa obra te dá a chance de ficar cara a cara com um nível quase fatal de obsessão. Há uma pitada do jogo típico de investigação e perseguição, bem como do aspecto romântico dessa relação entre livros e leitores. A sensação é que você está descobrindo tudo sobre os personagens ao mesmo temo em que Bartlett. Sinceramente, é um dos meus favoritos.

Autora: Allison Hoover Bartlett

Editora: Seoman

Páginas: 208

Edição: 2013

Idioma: Português

Acabamento: Brochura

I.S.B.N.: 978.859.890.377.4

Stars: 5

 

 

Deixe um comentário

