A sua biblioteca digital

goodreads-642x481

Já falei aqui sobre o quanto adoro ver meus livros na estante. Além disso, também acho o máximo organizá-los. Por essa e outras razões, me apaixonei pelo Goodreads. Eu o descobri quando fazia um trabalho do mestrado sobre práticas literárias no ciberespaço e não larguei mais. Aposto que se você espiar, também vai se encantar.

Só para explicar… O Goodreads é um social cataloging website, lançado em janeiro de 2007 pelo engenheiro de software Otis Chandler e sua esposa, Elizabeth Chandler. Você pode acessar tanto pelo computador quanto por dispositivos Android e iOS – em formato de aplicativo gratuito. Em 28 de março de 2013, a Amazon anunciou a aquisição desse domínio, mas ele continua sendo administrado pelos fundadores. De acordo com as informações contidas no próprio site, são 40 milhões de membros; 1,3 bilhão de livros adicionados e 47 milhões de comentários.

Maaaas… O que há de tão interessante assim nesse tal site de catalogação? Bom, para começar, os usuários podem criar estantes pessoais e adicionar livros em três categorias (“lidos”, “lendo atualmente” e “para ler” – em tradução livre), bem como criar novas categorias personalizadas; classificar (em até cinco estrelas) e criticar as obras (por meio de comentários); ver as leituras dos amigos e seguir autores; participar de fóruns de discussão e grupos em uma variedade de tópicos; além de obter sugestões para leituras futuras. Aliás, se você não encontrar o livro que procura, pode adicioná-lo e fica tudo certo.

goodreadsbookclublogo051011Aposto que, a essa altura, você já correu para o Goodreads. Afinal, é a oportunidade perfeita para continuar com a sua biblioteca física, no conforto da sua casa, linda, maravilhosa e querida… Mas também expandi-la para uma biblioteca digital! Imagina, colocar “na estante” aqueles livros que você já precisou se desfazer, que leu quando era criança e não faz ideia de onde estejam. Ou ainda, se você é daquele tipo de pessoa que não se apega e vende tudo no sebo, é uma forma de montar a biblioteca, assim mesmo. Detalhe… O acervo estará ao alcance da sua mão o dia todo, onde estiver. Basta espiar o aplicativo no celular ou no tablet.

Olha, não sei você, mas eu tenho um sério problema: quero ler tudo, tenho mil títulos na cabeça… Mas quando alguém me diz “Vou te dar um livro, escolha um”, me dá um branco total. Acabo ficando sem presente ou deixando de ganhar aquilo que eu estava querendo há séculos, simplesmente porque esqueci. Agora, eu posso responder “Dá uma olhada no meu Goodreads, lá tem várias opções”. Praticidade 100%.

Mas não paramos por aí. A plataforma também oferece questionários sobre as obras, 1451450312-1451450312_goodreads_misc citações, listas de livros, cronograma de metas de leitura e brindes. No fim do ano, eles ainda preparam um mimo: fazem uma espécie de “dossiê de leitura”, com o número de páginas, títulos, imagens, livros mais populares… Tudinho que você cadastrou ao longo do período. Os membros ainda podem receber um boletim de notícias regular com novos livros, entrevistas de autores, etc. Para encontrar seus amigos, o pessoal do Goodreads também facilita para você, pois está vinculado ao Facebook, Pinterest e Twitter.

E eles não ficam restritos só aos leitores não… Há uma seção especial para autores com sugestões de promoção de suas obras, visando ajudá-los a atingir o público-alvo. Se o usuário estiver escrevendo ou tiver uma produção pronta, pode disponibilizá-la na página de seu perfil, bem como referenciar seus espaços, tais como blogs.

A única barreira possível de levantar é que o site é todo em inglês e ainda não possui tradução para outras línguas. Porémmmm, como para tudo se dá um jeitinho, existe um aplicativo em português, chamado Socialreads, disponível para download gratuito na Windows Store. Em linhas gerais, ele se conecta a conta do Goodreads e oferece uma versão traduzida do sistema. A plataforma tem os mesmos recursos que o site em inglês, mas vale ressaltar que não é oficial.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s