Na minha estante

– Nossa, esse livro é ótimo! Você precisa ler.

– Ahh, quero ler sim.

– Eu posso te emprestar, já terminei mesmo.

– Obrigada! Mas eu gosto de ter o livro.

tumblr_static_tumblr_lgjgzmfnhv1qcfmjwo1_500_large

Quem tem essa maluquice de ver os títulos na própria estante, levanta a mão!

Eu gosto de organizar, mudar de lugar, olhar todas as lombadas de vez em quando pra ter certeza de que nenhum sumiu, redescobrir títulos que eu já nem lembrava mais que estavam ali, ficar admirando o colorido que se forma com as capas, sonhar com um acervo bem maior... Agora, os que eu li e não gostei, podem ir embora, sem dó. Quem estiver passando pelo sebo, vai encontrá-los e, talvez, aproveite muito mais do que eu.

Lembro de uma vez, numa aula de Jornalismo Literário, em que a professora quis fazer uma dinâmica com a turma. Fizemos um amigo secreto diferente, em que o presente seria um livro nosso, usadinho mesmo. Imaginem o meu pânico! Eu não podia presentear alguém com um livro que não gostei, isso seria muito cruel. Não podia comprar algum no sebo, porque seria trapaça. E, convenhamos, não queria passar vergonha na frente dos coleguinhas, levando qualquer título. Mas como poderia “me livrar” assim de um livro que gosto? Até hoje não me recuperei (sim, precisa de todo esse drama). Ainda vou tê-lo outra vez.

Sabe, eu até poderia pegar livros emprestados e, com certeza, leria mais assim. No entanto, se eu gostar muito, posso ficar tentada a não devolver e isso é errado. Sério! Já fiquei com alguns… Com o consentimento do (a) proprietário (a), é claro.

Se você não é do tipo que sonha com um cômodo cheio de prateleiras, coberto por livros do chão ao teto… Definitivamente, esse texto não é pra você e vai me achar uma maluca. Mas, se você também olha a sua estante modesta e fica contente pela história de leitura que está sendo construída ali, vai me entender.

 

 

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

