Você tem algum livro na cabeça?

menina-nos-vidros-com-o-livro-na-cabeça-27199349Há muitas pessoas que possuem uma facilidade absurda de memorização. Conseguem decorar os textos e guardam tudinho, como um arquivo. Mas, vamos combinar, são exceções. O resto de nós, meros mortais, dá conta de fixar umas poucas frases (geralmente, as que mais gostamos) e o resto fica perdido no espaço da nossa mente.

Enfim, estou falando isso porque eu achava que o mito do professor ter todo o conhecimento dentro da cabeça já havia sido desmistificado. No entanto, eis que vou brincar de Hangman (forca) com a minha aluna de 9 anos e a deixo escolher uma palavra pra eu adivinhar. Ela procura bastante no livro didático e depois fica com ele na mão, consultando a cada tentativa minha. Então, eu questiono:

– Você não memorizou a palavra?

– Não, né? Faz tempo que a gente aprendeu essa.

– Mas você a escolheu, não deu tempo de gravar?

– Ai, teacher… Eu sou só uma aluna. Não sou como você, que tem o livro todo na cabeça.

Fiquei tão chocada na hora, que nem consegui responder. Tive que voltar ao assunto noutro momento. Afinal, eu não tenho todo o conhecimento acerca da língua inglesa arquivado na minha mente! Preciso tanto estudar várias vezes um mesmo tema e fazer consultas no dicionário quanto qualquer outra pessoa.

Bem que seria ótimo se eu fosse essa “super teacher” que a minha aluna idealizou. Contudo, sei que logo ela vai perceber/aprender que não é “só uma aluna” e que pode ensinar muito a todos aqueles que pensam ter determinados livros na cabeça. Essa é a minha torcida, pelo menos.

Deixe um comentário

