Quem seria o melhor presidente de todos?

jesus_para_presidenteEstamos vivendo um momento de “mal estar político”, para dizer o mínimo. Pelo menos, essa é a realidade do Brasil. Tanto em relação à presidência quanto aos estados e até às prefeituras. Vira e mexe, nos deparamos com notícias sobre desvios de verba pública, problemas de administração, falcatruas… A lista é enorme. Corrupção é a palavra do momento.

Por isso, ao embarcamos na leitura de um título como o de Roland Merullo, de fato nos envolvemos com a história. É uma ficção, claro, mas que se adequa a necessidade atual de mudança, de reforma, de alguém que assuma o comando sem causar ainda mais destruição. Esperamos por um “salvador da pátria”. E quem melhor do que Jesus?

Eu sou cristã e achei interessante poder pensar em certas discussões bíblicas de uma maneira bem descontraída. É possível que os mais tradicionais encontrem”heresias”, contradições… Mas não acredito que esses detalhes sejam maiores que a história. Já se você for ateu, acredito que o impacto não será o mesmo e boa parte das referências nem farão sentido. Ainda assim, vale a pena arriscar.

Meu objetivo não é fazer uma super resenha crítica do livro, copiar a sinopse de algum site ou dar spoiler. Por isso, só vou te instigar um pouquinho.

Pense em um jornalista (a fama de cético geralmente precede a profissão e falo por experiência própria) que se depara com uma história pra lá de inusitada: um homem que se chama Jesus começa a fazer milagres. Mas não é qualquer Jesus… É o Senhor Jesus, no qual se embasa o cristianismo. E mais, Ele resolve se candidatar à presidência dos Estados Unidos.

A loucura não para por aí, Ele também recruta uma equipe de campanha e pede para que todos façam sacrifícios: abandonem as carreiras, as profissões, o lugar onde moram… Tudo para entrar de cabeça nessa aventura. Detalhe, assim como nos relatos bíblicos, Ele não escolheu a nata da sociedade para acompanhá-lo, pelo contrário, um é mais pecador do que o outro.

No fim das contas, será que essa maluquice dá certo? É mesmo o Jesus que conhecemos da Bíblia? Ele vai ganhar as eleições? Qual o objetivo de voltar a esse mundo de uma forma tão diferente das profecias? Todos crerão ou acontecerá o mesmo que na primeira vez? Bom, para descobrir, vocês terão que adquirir a obra.

E só para deixar mais um gostinho… Lá vai um trecho:

[…] esta é uma nação que corre grave perigo espiritual. Vocês estão no processo, num estágio bem avançado, aliás, de perder a liderança moral no mundo, de perder o caminho em meio ao frenesi moderno (MERULLO, 2008, p. 96).

P. s.: Se você já leu e quiser dar a sua contribuição nos comentários, vou ficar contente em poder discutir sobre nossas impressões de leitura.

Autor: Roland Merullo

Editora: Sextante

Páginas: 284

Edição: 2008

Idioma: Português

Acabamento: Brochura

I.S.B.N.: 978.859.929.640.0

Stars: 5

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s