O que ler no dia 7 de setembro?

Feriadão… Você acordou tarde, não tem nada para fazer e talvez não seja uma daquelas pessoas que tirou o dia para falar mal do Brasil. Então, tenho algumas dicas aos amantes da leitura (principalmente no que diz respeito à História): vamos aproveitar o tempo livre para conhecer um pouquinho mais a respeito do nosso país?

Tudo bem se você está com uns cinco títulos ‘em aberto’ e não quer começar outro, mesmo assim, pode dar uma espiada depois. Os quatro livros que eu separei são um tantinho pesados, entre 200 e 900 páginas. E, confesso, ainda não tive oportunidade de lê-los. Por isso, se você conhece algum deles e tem algo bom ou ruim para falar, fique à vontade, deixe um comentário!

Este é um guia que trata de fatos e personagens da cultura brasileira. Talvez você já até conheça a série “para leigos ou dummies“, pois existem diversos outros títulos. A proposta é destacar a origem sociopolítica do Brasil por meio de alguns temas, como: a descendência brasileira, a colonização, os dez fatos e personagens mais relevantes da história do país, a relação promíscua de poder e interesses que existia em torno da sociedade açucareira e quando as ideias republicanas começaram a ganhar as ruas. O livro foi publicado em 2013 e tem 204 páginas.

 

 

Download Guia Politicamente Incorreto da Historia do Brasil - Leandro Narloch - em ePUB, mobi, PDF Este já é um livro mais descontraído, com o intuito de contar a história do Brasil por meio de uma perspectiva provocativa. O jornalista Leandro Narloch buscou se afastar das narrações engessadas que tanto lemos e ouvimos na escola, mas sem perder o cunho científico. A obra é resultado de pesquisas históricas, que retratam também um lado desagradável dos acontecimentos, o que, de acordo com o prefácio, pode enfurecer alguns cidadãos. O lançamento foi em 2009 e são 304 páginas. Caso você queira fazer a leitura em suportes eletrônicos, pode baixar a versão em PDF.

 

livroA obra de Eduardo Bueno não apenas fala de história, mas também tem história. Começou a ser publicada em fascículos nos jornais Folha de S. Paulo, Zero Hora e Extra, com o mesmo título. Depois, ganhou uma edição impressa compactada, em 2001. Há dois anos, foi atualizada com os últimos eventos políticos e culturais do Brasil, entre eles a posse da presidente Dilma Rousseff. Nas 480 páginas do livro, o autor traz uma revisão histórica acerca do nosso país de modo pouco convencional, com o objetivo de popularizar os acontecimentos, tirando-os da sala de aula.

 

 

BRASIL - UMA BIOGRAFIA

Esta é uma leitura mais densa, são 846 páginas de documentação e iconografia, em que Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling também propõem uma forma diferente de contar a história do Brasil. As autoras tratam tanto dos eventos “maiores”, quanto do cotidiano das minorias, das expressões artísticas e culturais, dos conflitos sociais, etc. Além disso, dialogam com outros textos que também tratam do tema. Lançado este ano, o livro traz assuntos polêmicos, as tradições e a pluralidade da história brasileira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s