Você não é todo mundo

Não é errado ser diferente dos outros.

Pai e mãe vivem repetindo essa frase. A filha aparece implorando para ir àquela festa da turma porque “todo mundo da escola vai estar lá”; o filho coloca na cabeça que precisa fazer intercâmbio porque “todos que querem aprender inglês de verdade fazem isso”. Mas não acontece apenas em casa, editores de jornais vivem repetindo o famoso “vamos publicar algo sobre aquele acidente que todo mundo está falando”; diretores de escolas dizem que “é importante oferecermos essas aulas pré-vestibular porque todas as outras instituições também oferecem”. A onda hoje é fazer o que todos estão fazendo.

A moda é um dos setores mais fáceis de enxergar esse tipo de movimento. A cor da próxima estação é verde? Pronto, a mulherada parece uma paleta de cores em degradê de verde pelas ruas. Agora só vai usar salto quadrado? Vemos esse modelo em toda parte, em todos os pés, não importa a idade. Camisa listrada? Ops! Será que abriram as portas do presídio?

É mais que tendência, faz parte da nossa necessidade de identificação. Queremos fazer parte dos grupos, sentir que pertencemos a algum lugar. Por isso, seguimos a onda. E nem sempre é uma reação consciente ou deliberada. O problema é que, as vezes, acabamos seguindo caminhos que não nos representam de fato. É importante tomar cuidado.

Sabe aquela famosa pergunta “se todo mundo pular da ponte, você pula junto?”… Então, é para esse tipo de coisa que devemos ficar atentos. Enquanto estamos usando a jaqueta da moda, fazendo intercâmbio e indo à festinha da escola, tudo bem. A situação complica quando esquecemos de nós mesmos, apagamos nosso gostos e valores, só para seguir a maioria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s