Você pode rejeitar sua herança

tumblr_lpy4584Lbg1qc8guco1_500Diz um provérbio que “a cavalo dado não se olha os dentes”. Contudo, acredito que não devemos aceitar sempre o que nos é oferecido, sem antes questionar. Principalmente, no que diz respeito aos modos de agir e pensar. Não é preciso, por exemplo, ser como seus pais ou parentes, nem mesmo aceitar as referências que eles te deram. Você é quem escolhe se a herança é sua ou não. Você pode fazer as mudanças que deseja para a sua vida, mas vai precisar tomar uma decisão.

Tem muita gente descontente com a maneira que conduz seus dias e, muitas vezes, se acomoda porque pensa que essas questões não podem ser mudadas. É o jeito explosivo que herdou do pai, a compulsão por comida que herdou da mãe, a desorganização que aprendeu com a irmã, os vícios no trabalho que imita do chefe e assim por diante. Vira e mexe colocamos a culpa dos nossos problemas na herança que recebemos dos outros. E tudo bem, eles podem mesmo ter sua parcela de responsabilidade, mas o que realmente importa é o que você vai fazer com isso.

A sua história não precisa e não deve ser como a das outras pessoas. A decisão é sua! Você pode rejeitar esses comportamentos, pode dizer que eles não servem pra você. A sua vida vai mudar, quando você decidir que ela vai mudar. Mas não adianta apenas desejar fazer diferente, não basta apenas querer… Porque quando queremos algo, as vezes nos deixamos levar pelos obstáculos.

A consequência desse querer que não se realiza, que não é posto em prática, é a frustração. Esses sentimentos ruins nos consomem e começamos a lamentar, chorar e continuamos acomodados com as heranças indesejadas. Contudo, ficar chorando e reclamando não faz os problemas irem embora. Não é o choro que muda alguma coisa, mas a perspectiva que a dor e a situação adversa causam é que fazem você mudar. E quando a mudança acontecer, o choro vai cessar e a sua decisão de mudança pode trazer um amanhã melhor.

Sabe aquela história de que a gente colhe o que planta? Pois é, só vamos ter experiências melhores se elas forem reflexo das nossas atitudes. Se você não quer seguir o mesmo caminho que a sua tia, que preferiu o trabalho à família e terminou sozinha… Então, pare de dar eco ao comportamento dela. Você é livre para decidir abandonar as feridas, as mágoas, os problemas que os outros te deram. Uma herança só é sua se você tomar posse dela. Diga para si mesmo “eu não quero isso para mim” e siga em frente. Para mudar a sua vida, você tem que mudar suas atitudes, suas decisões.

* Muitas das impressões, frases e expressões deste texto foram inspiradas nessa pregação do pastor Cláudio Duarte. Quer se aprofundar nas ideias trazidas aqui? Vale a pena assistir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s