Amor se demonstra em detalhes

tumblr_lmoposm8WS1ql5ingo1_500_largeQuando falo em amor… Não digo apenas o amor romântico, entre casais. Falo também do amor entre pais e filhos, irmãos, parentes e amigos. E como já ouvimos umas 200 vezes por aí, esse amor a gente constrói no dia a dia, face a face, em meio a convivência. E digo mais, ele cresce e se solidifica por conta dos detalhes. O mesmo vale para a sua ruína… Afinal, amor e ódio andam grudadinhos. Basta descuidarmos de quem amamos para o sentimento enfraquecer.

Mas quais detalhes são esses? Simples… Um obrigado após a irmã ter preparado aquele almoço caprichado; ligar para aquele amigo que você não vê há tempos, mas que sente saudade; levar um doce para a esposa num dia comum, só porque é o preferido dela; abraçar bem forte o namorado quando acabou de receber uma notícia importante; ajudar alguém da família a encontrar um objeto perdido, mesmo quando estiver ocupado com o trabalho; chegar mais cedo para o jantar e trazer um bolo simples só para comemorar que sua filha passou no vestibular.

Percebe? Não é nada difícil, doloroso, complicado, absurdo… São pequenas atitudes, iniciativas singelas, mas que fazem toda a diferença. Por que as mulheres se encantam quando o pretendente repara na cor das unhas, no corte de cabelo, no perfume novo…? Porque são detalhes, coisas mínimas, que só alguém realmente interessado e que verdadeiramente se importa consegue notar. Porque para olhar um pouco mais o outro e perceber essas pequenezas, é preciso investir tempo, atenção, carinho. É necessário parar de pensar um pouco em si mesmo.

Aliás, a compra de presentes no período de festas também é um exercício de demonstração de amor. Só não vamos confundir as coisas e achar, então, que quanto mais caro e da melhor marca o presente for, mais amor a pessoa sente. Nada disso! O detalhe está, primeiramente, na lembrança. Afinal, se alguém te colocou na listinha de Natal, mesmo em tempos de crise econômica… Algum valor você tem. Segundo, demonstramos o amor por meio da escolha. A pessoa podia ir até qualquer loja, comprar qualquer coisa bonitinha e cara… No entanto, te presenteou com algo simples e que tem tudo a ver contigo. O livro do seu autor preferido, um DVD da série que adora, uma camiseta que serve perfeitamente…

Acertar no presente significa conhecer o outro, amar aquela pessoa a ponto de se debruçar na escolha, se envolver de fato no processo. É um detalhe… Porque é muito mais comum errarmos na hora de presentear, justamente porque poucos se dedicam. Então, quando receber algo que realmente foi pensado para você, saiba que essa pessoa está te dizendo: “eu te amo muito”.

Quando paramos de pensar nos nossos dias ocupados, nos nossos problemas, nos nossos planos… E escrevemos um bilhete carinhoso para colocar na geladeira; dizemos um “estou orgulhoso de você” quando o filho vai bem na escola; deixamos uma mensagem no espelho do banheiro; pegamos na mão do (a) parceiro (a) para caminharmos juntos; dizemos uma frase gentil ou investimos num gesto de carinho… Quando prestamos atenção nos detalhes, tanto em relação ao que fazemos quanto ao que recebemos de quem amamos, chegamos um pouco mais perto de experimentar as maravilhas do verdadeiro e perfeito Amor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s