Sensibilidade não é sinônimo de fraqueza

tumblr_static_butterfly_tumblr_ldoj98y0yy1qe5n1ro1_500_largeMuita gente pensa que ser sensível é ser fraco. Chorar é coisa de quem não sabe administrar os problemas, deprimir é para quem não aprendeu a lidar com a frustração. Eu discordo. Sensibilidade, para mim, é sinônimo de humanidade. Quando alguém é capaz de receber uma notícia ruim e expressar a sua dor; quando passa alguns dias recluso por terminar um relacionamento; quando se compadece de um irmão que passa por necessidades… Essa pessoa demonstra que tem sentimentos, que tem um coração batendo no peito. Ser frágil, vez ou outra, é ser humano.

Lembro que no período de campanha presidencial, muitos disseram que a candidata Marina Silva era fraca. Reforçaram isso porque a viram emocionada nos dias que sucederam a morte de Eduardo Campos. Em entrevista ao jornal Bom dia Brasil, ela foi questionada a respeito e falou que não via problemas em chorar em determinadas situações. Recentemente, Marina foi eleita “a mulher do ano” pelo Financial Times e, com certeza, não recebeu o título por fraqueza.

Hoje, as pessoas querem demonstrar rigidez e acabam fingindo aguentar os tombos da vida sem se abalarem. No fim das contas, de que adianta uma casca dura, aparentemente impermeável e forte… Mas que se quebra ao sopro de qualquer brisa? Tenho pra mim que os sujeitos muito firmes e resistentes às emoções, na verdade, escondem certa hesitação, temor e até covardia. Porque para rasgar o coração e chorar abertamente, é necessário muita força, muito equilíbrio. É preciso uma alma sábia para ceder aos sentimentos na hora certa, diante das pessoas certas. É preciso um coração maduro para quebrar as barreiras e se deixar revelar. Ser fraco não é ser sensível, mas esconder o que sente atrás de uma força que nem existe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s