Esperamos pelo agradecimento

tumblr_lh79jaUxdq1qev5joo1_500Aquela história de que devemos fazer o bem sem esperar nada em troca raramente atinge nossos corações. Por mais que seja de maneira inconsciente, estamos sempre ansiosos pelo reconhecimento da nossa boa ação. Muitas vezes, a intenção é digna, mas esquecemos de nos satisfazer com o simples ajudar o próximo. Precisamos que o outro nos diga, no mínimo, “obrigado (a)”.

Nas ruas de Maringá existe o sistema preferencial. O modelo é sinalizado por uma plaquinha ao lado das faixas de pedestre, que indicam a necessidade do motorista parar o carro quando alguém quiser atravessar. Nesses locais, não há semáforo, tudo depende da boa vontade e da consciência do condutor. Muitos só cumprem a lei quando um agente de trânsito aparece para fiscalizar.

Dias atrás, estava voltando a noite do trabalho e esperava atravessar numa dessas faixas preferenciais. No entanto, quatro veículos passaram, sem esperar que eu atravessasse. Ao longe, vinha um carro em baixa velocidade, mas sem sinalizar que ia parar. Achei que fosse fazer o mesmo que os outros e continuei esperando. Para minha surpresa, o homem que dirigia parou o veículo.

Como fui pega desprevenida, nem mesmo agradeci e logo atravessei. Então, ouvi o tal motorista dizer: “de nada, viu, moça?”. Fiquei pensando… Apesar da atitude do condutor ser o cumprimento de uma lei, não uma gentileza, sei que seria educado da minha parte que, ao menos, fizesse um sinal em agradecimento. Mas não fiz e ele se sentiu ofendido. Estava esperando que eu reconhecesse o ato de “bondade” dele.

É assim que nós somos. Mesmo quando fazemos algo que é nossa obrigação como cidadãos, como amigos, como familiares, como parceiros… Esperamos que o outro bata palmas. Não nos basta o bem-estar causado pela atitude positiva, não nos basta cumprirmos a nossa parte. E isso denota o quanto de nossas ações estão ligadas à aprovação alheia. Muitas vezes, agimos apenas para agradar, para receber um elogio. Esquecemos que fazer o bem é nossa missão, independente de recompensas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s