Queimando o filme

Entrevista de empregoNo mercado de trabalho, é preciso ter postura. Na verdade, já falei aqui o quanto é importante cuidar da nossa imagem todos os dias, em todos os lugares. Porque o profissionalismo começa na maneira como somos vistos em família, com os amigos, na forma como conversamos com pessoas de fora e até mesmo nas nossas roupas e nos nossos endereços de e-mail.

Quando estamos na escola, não nos importamos em criar uma conta cheia de underlines, números, apelidos, adjetivos… Não estamos muito preocupados com o que os outros vão pensar das combinações. Mas quando começamos a enviar currículos ou entramos em uma empresa, isso precisa mudar. Um endereço de e-mail pode passar a ideia de amadorismo e imaturidade. Imagine receber um candidato com o seguinte endereço “aninha_lindinha_92@hotmail.com”? Causa constrangimento.

E as redes sociais, então? São um prato cheio para sermos excluídos de uma seleção. Várias instituições têm apostado na verificação dos perfis dos candidatos, antes mesmo de chamar para uma entrevista. Quem adora postar as fotos da noitada com “a galera”, falar dos porres, do quanto odeia o chefe do emprego atual, publicar fotos sensuais demais, etc… Pode estar em maus lençóis.

Penso que é legal manter o currículo sempre atualizado, ser bem relacionado, mostrar pró-atividade em todos os ambientes de trabalho, refletir sobre a imagem que passamos no perfil das redes sociais e criar um endereço de e-mail básico: nome e sobrenome, no máximo, com um ponto entre os dois.Uma oportunidade pode aparecer em qualquer lugar, quando menos esperamos. É fundamental estarmos preparados para identificá-las, mas também para não sermos pegos de surpresa. Afinal, ninguém quer queimar o filme. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s