Agora é status viver cansado

– Como você está?

– Nossa, a semana foi horrível. Não consigo mais dormir direito. Minha vida é trabalhar, estudar, cuidar da casa, das crianças. Não tenho tempo pra nada.

cansaco-1Estamos cercados por essas pessoas. Pior, somos essas pessoas. Adoramos fazer carinha de coitados e falar sobre o quanto estamos sofrendo. Temos isso, aquilo e mais mil coisas para fazer. Não damos conta. Estamos sempre cansados demais para sair, para visitar um amigo e até para trabalhar. Adoramos estrelar no papel de vítima.

E o mais maluco disso é que estar cansado parece dar um ar de grandeza, parece vir com um status embutido. Porque se eu estou cansada, significa que estou trabalhando demais e se trabalho demais, significa que ganho muito dinheiro e sou bem sucedida. Por conta dessa dedução simplória, se torna legal reforçar o tempo todo que sou alguém ocupado.

Esse comportamento já faz parte do nosso cotidiano, falamos até sem perceber. Vamos respondendo no piloto automático, porque todos estão fazendo a mesma coisa. E quando algo é repetido várias vezes, acaba se tornando uma verdade para nós. Acabamos acreditando que realmente não temos tempo para nada. Negamos oportunidades, nos fechamos.

É fato que a vida de todo mundo tem suas correrias. Mas quando realmente queremos, damos um jeito de tirar férias, passar um tempo com a família, ler bons livros… É uma questão de planejamento, administração. Portanto, quando ouvirmos ou dissermos um “não tenho tempo para isso”, talvez a mensagem seja “não quero fazer isso”, “não tenho disposição”. Talvez fosse melhor sermos verdadeiros com os outros e conosco. Não precisamos dar desculpas, apenas dizer o que sentimos. Sem contar que fica super chato conversar com alguém que sempre está cansado, reclamando, lamentando não ter uma brecha na agenda. Ao invés de ganharmos o status que tanto desejamos, afastamos as pessoas que gostam de nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s