Não tem espelho em casa?

tumblr_mb601psX0K1rhlzjeo1_r1_500Tem gente que adora criticar os outros. E, pior, faz isso sem olhar para si mesma. Aponta os defeitos, desqualifica, até humilha… Mas não percebe que também possui falhas, que também está em falta. Julga, como se tivesse no alto de um pedestal, como se não errasse também.Desse jeito, não ajuda, não contribui.

O que mais incomoda é quando o sujeito é o problema, mas só sabe apontar o dedo e culpar outra pessoa. A casa está suja, ninguém faz nada… Por que você não limpa? Os filhos não respeitam os familiares… Será que você os ensinou a respeitar? Reclama que só existe maldade no mundo… Você é de fato um ser bondoso? Não aguenta mais os gritos do vizinho… Mas você mesmo não grita o tempo todo na sua casa?

Ouvi uma pessoa muito iluminada dizer que devemos ser misericordiosos com os outros e muito rigorosos com a gente. Porque é simples dizer ao próximo “você está errado”, mas é doloroso reconhecer que estamos em falta. Precisamos nos olhar mais no espelho. Não para ver se a roupa está combinando, se estamos alinhados, se o tempo tem sido generoso. Devemos olhar para a nossa alma e assumir nossas vitórias, nossos fracassos, os acertos e as falhas.

É importante usarmos a mesma disposição que temos para criticar os outros para reparar os nossos erros. Ao invés de apontar o dedo, poderíamos pensar “será que eu não tenho parcela de culpa?”, “será que eu não poderia melhorar para que o outro fizesse o mesmo?”. Não adianta querer mudar o mundo, quando você também precisa de mudanças. Façamos todos o exercício do espelho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s