Qualquer um pode escrever

dicas-rapidas-para-se-tornar-um-escritor-melhor-noticiasHoje, qualquer um tem espaço. A internet possibilitou maior liberdade de expressão e ainda concedeu as ferramentas. Há pessoas falando nas redes sociais, nos blogs, em sites. Todo mundo pode ter voz. Com isso, a qualidade do que é veiculado caiu consideravelmente. Afinal, nem sempre quem tem o que dizer sabe como fazer isso. E mesmo que saiba, muitas vezes, não é de interesse público.

Em terra de ninguém, até entendo que todos possam ter suas ideias veiculadas. Aliás, se o ciberespaço não fosse irrestrito, talvez eu não estivesse aqui, compartilhando minhas ideias com vocês. O que me incomoda mesmo são os veículos de comunicação aceitarem essas pessoas.

Conheço algumas dessas figuras. Gente que consegue um espaço no jornal por amizade, conveniência ou algo do tipo. Criaturas que mal sabem escrever o próprio nome. Não são apenas erros ortográficos, mas também argumentos vazios ou bagunçados demais para compreender. Sem falar naqueles que constroem a reputação às custas do texto alheio.

Para mim, se o compromisso é com informação de qualidade, essas figuras precisam ficar de fora. Não adianta nada preencher espaço do jornal ou da revista para fomentar discussões medíocres. Não adianta nada dar espaço a quem não tem a mínima preocupação com o que expressa. Penso que os leitores não merecem tamanha falta de consideração.

História da prática…

Lendo o texto de um colunista, antes de fechar a publicação do periódico, o editor se depara com a seguinte frase:

– “Fulano” era alto de data.

Meia hora depois, o editor entende que o colunista, na verdade, se referia à palavra autodidata.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s