Aqueles que nos fazem mal

estender_maoQuando uma pessoa nos prejudica, sentimos raiva. Na maioria das vezes, a odiamos e praguejamos. Permitimos que esse mal tome conta de nós, a ponto de nos consumir. A ponto de também desejarmos o mal aos outros. Acabamos por nos igualar às pessoas que não têm um bom coração. E nunca se soube de alguém que se beneficiasse do ódio. Ele apenas destrói.

Não entendo bem como funciona a mente daqueles que causam o mal, mas imagino que tenham se desviado do caminho planejado para eles. Afinal, fazemos escolhas o tempo todo. Lidamos com sentimentos confusos, temos dúvidas, agimos por impulso ou desespero. E erramos. Mas tem gente que age de má fé mesmo, faz tudo de caso pensado para causar dor ao próximo. E existem muitas pessoas assim nesse mundo. Pura maldade, rancor, negatividade. Todos nós temos essa predisposição, a diferença é que alguns preferem alimentar o lado bom e não permitem que o outro aflore.

Esses que defendem a bondade precisam saber perdoar. O que não significa esquecer, mas entender os motivos do outro para poder seguir em frente. Porque guardar mágoas também nos consome. Amar quem nos ama, fazer o bem a quem nos faz bem, desejar luz a quem também nos deseja luz, é fácil. Difícil mesmo é sentir isso diante de quem nos prejudicou.

Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. (Lucas 6:27)

Viver é isso: aprender todos os dias. E talvez a nossa maior dificuldade seja justamente aprender a amar quem nos odeia, a desejar o bem a quem nos faz mal. Quem pode dizer, hoje, que viraria a outra face? Quem pode dizer que pratica o amor incondicional? Pregar que é bondoso e que só quer as pessoas felizes é tranquilo. Quero ver estender a mão àqueles que te julgaram, te viraram as costas, te condenaram. Não significa conviver de bom grado, mas ter tudo resolvido dentro do coração. Esse é o verdadeiro amor, o que quase todos nós desconhecemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s