Cuidado com as promessas

tumblr_lglbn5ckSF1qh8y9po1_500Prometemos o tempo todo. Fazemos isso com amigos, familiares, parceiros e até conosco. A situação está tão banalizada, que prometemos até da boca para fora. As vezes, queremos só nos livrar de uma cobrança, acalmar alguém que amamos ou nos forçar a seguir por um caminho. Existem promessas que são até fáceis de cumprir, mas outras demandam muito esforço e foco. Para quebrar, basta um deslize. Para manter, tem que ser prioridade.

Já usei uma citação da escritora Elizabeth Gilbert por aqui… Ela ressalta que “é preciso acreditar no que se promete para que a promessa tenha alguma importância.” E, sabe, sempre é bastante tempo. Nem sabemos como será o dia de amanhã. Não temos ideia onde estaremos daqui a cinco anos. O futuro é um mistério para todos nós. Mas insistimos em nos comprometer, em sustentar que vamos dar conta de cuidar da promessa. Para isso, é essencial que as palavras sejam verdadeiras para nós. Só assim, conseguiremos transformá-las em atitudes.

Na prática, tudo é mais difícil. Quem dera a vida fosse simples como dizer “eu prometo nunca te magoar”, ou ainda, “eu prometo estar sempre ao seu lado”. Palavras são fáceis de manipular. Complicado é viver o que dizemos. É reforçar nosso discurso em cada ação cotidiana. Promessas quebradas magoam, deixam marcas profundas, porque quem acredita nelas, confia que serão mantidas. Por isso, é melhor não prometermos o que não temos condições de cumprir. É melhor guardar essa prática para momentos em que tivermos certeza do que somos capazes de fazer. Prometer é acreditar na eternidade do compromisso.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s