A vida segue

choro9A seleção brasileira perdeu. E não foi uma simples derrota, mas uma goleada do time alemão. Muita gente ficou abalada, não conseguia acreditar no que tinha acontecido. Mas agora já passou. Perdemos a Copa do Mundo de 2014 e ainda existe a chance de que a Argentina leve o título, aqui na nossa casa. Fazer o quê? Nem sou fã de futebol, mas sei que a marca desses 7×1 vai ficar para a história.

Para mim, não importa as análises que vão pipocar (e já pipocaram) em todos os lugares. Foi a falta do Neymar? Foi a pressão emocional? Foi culpa do Felipão? O time treinou pouco? O Fred e o Hulk foram pesos mortos? A Dilma desistiu de comprar o resultado? Nosso futebol está ruim? Importa que precisamos saber lidar com a frustração.

Por mais que tivéssemos consciência de que as seleções da Alemanha, Holanda e Argentina estão melhor preparadas do que a nossa, não esperávamos perder esse mundial. O clima foi ruim, houve protestos, mas quando a bola começou a rolar… Era pura torcida. Estávamos aqui, no nosso território, fazendo a maior festa, impossível perder. Mas perdemos.

É assim na vida também. Em muitos momentos, temos tudo para dar certo. As circunstâncias caminham para a vitória. No entanto, de repente, o que era forte aos nossos olhos, simplesmente desmorona. E, vamos falar a verdade, quem é que está preparado para a derrota? Quem sabe lidar bem com as frustrações do cotidiano? Quem consegue passar por uma fase ruim sem se perder um pouco? Não aprendemos a ter estrutura emocional na escola, na faculdade, nos livros… Por isso, não damos conta.

Mesmo sem saber de que forma, quando, por qual caminho, temos que seguir. E ainda que não saibamos por onde começar, a vida dá um jeito de nos empurrar. Ela não para. Assim como não acabou a Copa porque o Brasil perdeu. Vamos disputar o terceiro lugar com a Holanda e a Argentina ainda pode vencer a competição. O fato é que vamos carregar as cicatrizes da derrota para sempre. Nas adversidades, resta descobrir como lidar com o resultado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s