Buscar novas perspectivas

tumblr_lpo4vrnkFj1qzlnv7o1_500Há dias em que tudo parece dar errado. As vezes, passamos até por longos períodos de crise. É o namorado que resolve terminar o relacionamento, o chefe que parece estar pronto para te demitir, as contas que ficam cada vez mais altas, as dificuldades com a família que não param de aparecer… É pura onda de negatividade. A cada momento, nos afundamos mais, sem saber o que fazer. Por estarmos perdidos em relação ao futuro, nos tornamos mais suscetíveis ainda a tanta coisa ruim.

Quem já leu Augusto Cury sabe o quanto ele valoriza nosso Eu. O quanto o autor defende que precisamos conhecer e saber lidar com a nossa mente para viver melhor. Segundo o psiquiatra, estamos o tempo todo tentando controlar os outros e os movimentos da vida, mas não conseguimos gerenciar nossos próprios pensamentos. Nos casos de problemas, a principal forma que encontramos para amenizar ou resolver as coisas é deixando para lá. Tentamos afastar ou bloquear os pensamentos sobre o tema, ignoramos as ideias negativas e procuramos nos distrair. Se pudéssemos, desligávamos tudo.

No entanto, a vida não é assim. Ela não estaciona para recolhermos os cacos do que foi quebrado. Temos que seguir em frente, ainda que estejamos perdidos. Temos que encontrar forças para enfrentar as situações adversas. Porque quanto mais tentarmos esquecer os problemas, mais nos perturbaremos, mais adoeceremos, mais afundaremos nas impossibilidades. Quando a mente sofre, o corpo sofre junto.

É claro que nos sentimos impotentes. Temos medo do futuro. Ficamos impacientes por não encontrarmos as soluções. De acordo com Cury, “a melhor técnica […] é assumir a dor sempre, reciclá-la com maturidade, jamais se colocar como vítima, conversar sem medo com nossos fantasmas, revê-los por outros ângulos […]”. Assim, teremos a chance de reescrever nossa história e experimentar dias melhores. Apesar de todas as lágrimas, do sofrimento, das falhas… Precisamos ter esperança de que a fase ruim vai embora e uma boa está prestes a começar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s