Tempero de família

Quando vou cozinhar, gosto de ter todos os ingredientes a mão. No meio da receita, descobrir que acabou a farinha, é de lascar!
Quando vou cozinhar, gosto de ter todos os ingredientes a mão. No meio da receita, descobrir que acabou a farinha, é de lascar!

Há receitas que passam de geração em geração. Avós, mães e filhas cozinham pratos seguindo instruções de cadernos amarelados, velhos, com cheirinho de tradição. Mas o caminho para descobrir essa receita foi uma pouquinho diferente.

Estava na casa de uma amiga do colégio, num daqueles dias que tiramos para curtir pessoas que fizeram parte da nossa história. Três mulheres famintas. Precisávamos de uma receita prática e deliciosa. Eis que vem a dona da casa nos ajudar. Pesquisou em seus livrinhos de receita amarelados, com instruções antigas e cheirinho de tradição. Estava ali, a nossa salvação.

Depois disso, a massa fofa e o recheio caindo pelas beiradas viraram minha marca registrada. O recheio muda, o momento é outro, mas o tempero sempre faz sucesso. De uma casa a outra, a receita continua encantando paladares. Se você adora cozinhar tanto quanto eu, pode apostar nessa aventura.

Torta de frango – super especial

MASSA

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

– 1 xícara (chá) de óleo

– 3 ovos

– 2 xícaras (chá) de leite

– 1 xícara (chá) de parmesão ralado

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 1 dente de alho

– Sal a gosto

Dica: Se a sua família for grande, faça uma receita e meia. 

RECHEIO

– 1 kg de peito de frango

– Óleo a gosto

– 3 dentes de alho

– 1 colher (sopa) de coloral

– Salsinha a gosto

– 2 tomates maduros

– Meia cebola

– 1 colher (sopa) de amido de milho (com farinha também funciona)

– Azeitona fatiada a gosto

– Muçarela ralada a gosto

– Requeijão a gosto

– Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Cozinhe o frango até ficar no ponto. Guarde o caldo e desfie. Em uma panela, coloque um pouco de óleo e frite os três dentes de alho amassados. Quando estiverem dourados, acrescente a colher de coloral. Depois, coloque o frango desfiado e mexa. Já aproveite para salgar. Em um copo, despeje um pouco do caldo que tinha reservado e misture à colher de amido de milho. Coloque na panela, isso vai deixar o recheio cremoso. Depois de picar em cubos o tomate e a cebola, acrescente. Misture bem e deixe o sabor incorporar. Quando estiver quase no ponto, coloque as azeitonas e a salsinha picada. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180°, unte a forma ou um recipiente de vidro com óleo e farinha. Depois, comece a bater a massa. Coloque todos os ingredientes no liquidificador – primeiro os líquidos – e bata até a mistura ficar homogênea. Despeje metade na forma ou no recipiente escolhido. Depois, espalhe o recheio, acrescente a muçarela ralada e sorteie colheradas generosas (chá) de requeijão. Cubra com o restante da massa e leve ao forno. Quando estiver dourada em cima, retire e sirva.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s