Uma explosão educativa e cultural

Castelo_ra_Tim_Bum_-_por_Marisa_CauduroMeio sem querer, viajei no tempo. Esbarrei na informação que há 20 anos começava o Castelo Rá-Tim-Bum. Gente, parece que foi ontem. Esse programa marcou a minha infância e hoje percebo o quanto foi importante para a minha formação. O enredo e os quadros tinham uma riqueza educativa e cultural sem precedentes. Com simplicidade, poucos recursos e muito conteúdo, produziram um dos melhores programas infantis que eu conheço. Já sou adulta, mas é impossível não se encantar com o Nino e todo o pessoal do Castelo.

Bum bum bum, tim tim tim… Desculpem a nostalgia, mas passei a manhã assistindo ao primeiro episódio. Na época, o programa apenas me divertia, mas hoje consigo enxergar o primor da criação. Aprendíamos sobre o corpo humano, amizade, desenho, dança, cultura estrangeira, música, relações interpessoais, escritores consagrados, folclore, que as bruxas não são tão más assim e até questões sanitárias.

Impossível não lembrar do ratinho que tomava banho “Meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro”; da musiquinha das mãos “Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira. Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira”; também dos instrumentos que conhecíamos “Passarinho, que som é esse? Quem sabe o nome dele?” e tantas outras coisas. Poderia ficar o dia inteiro aqui falando sobre o assunto. É encantador demais.

Fico pensando na quantidade de crianças que também foram tocadas pelas histórias (um tanto chatas) da tia Morgana, ficavam esperando o Bongô chegar com a pizza (e morriam de vontade), tinham muito medo que o Dr. Abobrinha demolisse o castelo e construísse um arranha-céu no lugar, adoravam os jeitos inusitados que o tio Victor entrava no castelo… “Raios e trovões!” Por que não se fazem mais programas como esse? Por que as nossas crianças perdem tempo assistindo bobagem ou conteúdo adulto? Por que incentivamos o que dá lucro e não o que verdadeiramente transforma? Sinto saudade do Castelo, mas também sinto pela falta de preocupação com o que tem sido oferecido aos pequenos. O que temos hoje é violência, preconceito e palavrões (salvo raríssimas exceções). Mais cultura e mais educação, por favor!

Assistam o vídeo…Relembrem ou se apaixonem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s