Para onde foi o profissionalismo?

tumblr_mcto8xellk1rcc8clo1_500_largeSer profissional, hoje, perdeu o sentido. Empresas sofrem com a falta de mão de obra especializada sim, mas principalmente, com a falta de gente séria para trabalhar. Desde a postura pessoal até o trato com os outros está comprometido. E falando em se comprometer, falta isso também, comprometimento. Pior, as pessoas deixaram de pensar nas próprias carreiras.

Roupas inadequadas, conduta imprópria e a história dos atestados? Tem gente que faz de tudo para ficar em casa ou para ser encostado. Se os chefes dão um pouquinho de liberdade e afrouxam as normas, pronto, um prato cheio para começar os problemas. Os folgados de plantão adoram um patrão “amiguinho”. E esses sujeitos não estão preocupados com referências, querem mesmo é fazer tudo do jeito mais fácil. Ganhar o máximo possível, fazendo o mínimo esforço.

Apesar dessa escassez de gente realmente interessada em fazer um trabalho diferenciado, as vezes, quem quer se destacar acaba trombando nesse povo sem profissionalismo. Mulheres jornalistas, por exemplo, sofrem com cantadinhas de autoridades, o tempo todo. Chamam para almoçar, oferecem carona, soltam indiretas durante a conversa, é um horror. Um desrespeito. Nessa hora, é preciso ter jogo de cintura e uma reação rápida para cortar os engraçadinhos.

Especialistas em marketing pessoal costumam dizer que a imagem de profissional não é algo que você tira e põe, como uma roupa. É algo que se constrói todo dia e em todo lugar. Você é profissional em casa, no trabalho, com os amigos, com a família, no clube ou na balada. Se quer ser visto como alguém sério, não adianta dar risadinha quando o político fizer a cantada e depois reclamar respeito. Se quer ser respeitado como profissional, tem que agir como um.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s