A liberdade não existe

tumblr_lgoweeqXfo1qfqd1ko1_500_largeNão somos livres. Não podemos falar ou escrever o que pensamos de fato. E quem primeiro nos censura somos nós mesmos. Nós é que nos prendemos por medo de não conseguirmos a aprovação alheia. “As pessoas vão me achar moralista”, “ninguém vai ler se eu escrever este livro”, “a sociedade não está interessada neste assunto”, “é chato”, “é polêmico”. Antes da censura externa, sofremos a autocensura.
Já falei noutro texto sobre não mediarmos nossas atitudes pelos outros. Ainda assim, fazemos isso. Queremos ser aceitos, queremos reconhecimento, aplausos. Para isso, moldamos nosso comportamento pela opinião dos outros, da maioria. “Não vou discutir a homossexualidade porque posso parecer preconceituoso”. “Não vou analisar a última pesquisa do Ipea sobre o estupro porque posso gerar uma reação negativa”. Nos encolhemos diante dos outros e de nós mesmos.
O fato de ser a única pessoa que pensa da forma como você pensa não quer dizer que há algo errado com o que você faz. Significa que todas as vezes que encontra resistência, você tem uma oportunidade de fortalecer mais um músculo do amor. (Iyanla Vanzant)
Precisamos nos amar. Amar até mesmo a nossa maneira de pensar, reagir, debater, significar. Se nos fecharmos em nossos argumentos com medo da retaliação, deixamos de nos respeitar. Se temos convicção do que sentimos, o correto conosco é assumir a briga e defender isso. É claro que algumas pessoas vão se incomodar. O movimento, o diferente, a mudança incomodam. É utopia acharmos que teremos aprovação para todas as nossas atitudes. Nem todo mundo vai concordar conosco. E alguns serão rudes. No entanto, não podemos nos tornar reféns da expectativa alheia.

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

    1. Natália Barros disse:

      Obrigada pelo comentário. Te espero mais vezes no blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s