Nós provocamos a mudança

40Dizem que a motivação é intrínseca. No entanto, estamos o tempo todo buscando um estímulo em atividades, como a dança e a pintura; em ambientes e também em pessoas, como os amigos, a família ou o namorado/marido. Procuramos alguma coisa que nos inspire a agir, a trabalhar, a mudar, a melhorar. Queremos que algo ou alguém nos salve da forma como estamos levando a vida.

Foi isso que aconteceu no filme Julie & Julia. Uma das personagens está descontente com o trabalho, o lugar onde mora e sua posição social. Mas encontra na culinária o prazer em realizar algo por si mesma. A partir de uma ideia do marido, ela resolve desenvolver 524 receitas em 365 dias. Ela se esforça, dorme tarde, acorda cedo, esbarra em dificuldades, surta… Mas seu coração está em paz porque encontrou algo que a inspira, estimula, motiva.

A questão é que a culinária não a salvou. Ninguém tem o poder de nos salvar. Nós é que fazemos isso. Podemos encontrar elementos externos que nos deem um empurrãozinho, mas melhorar é uma escolha nossa. Quem provoca a mudança somos nós. É a partir do esforço, da determinação e da persistência em viver experiências felizes que as encontramos. Nossos sorrisos e nossas lágrimas são nossa responsabilidade.

julie-e-julia-filma

Se precisarmos buscar um estímulo, tudo bem. Se não estamos conseguindo levantar da cama por livre e espontânea vontade, resolvemos traçar um objetivo para motivar, tudo bem. Se o relacionamento não está funcionando e os dois decidem procurar ajuda profissional para saber como lidar com o descompasso, tudo bem. No entanto, a maneira como vamos lidar com as atividades, os ambientes e as pessoas; o espaço que vamos abrir para que a inspiração nos atinja, depende de nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s