O mundo não é o outro

tumblr_ln81plInYC1qil3doo1_500_largeÉ fácil se apegar a alguém e depositar todas as fichas nessa pessoa. A gente arrisca, faz tudo para agradar, sonha, planeja o futuro. O mundo gira em torno do outro. É como se a pessoa amada fosse uma extensão de nós. O problema é quando deixamos de viver a nossa vida por esse alguém. Permitimos ser guiados pelos seus desejos e pensamentos. Abandonamos quem somos pelo outro.

No livro Morte Súbita, J. K. Rowling traz uma discussão interessante. Uma das personagens (Shirley) vive apenas para o marido e o filho. Todas as suas ações estão estrategicamente ligadas aos dois. Ela respira sua família. Os homens são como deuses em sua vida. Ela não enxerga nada além deles. E vai até onde for necessário para fazê-los felizes.

Eu e você conhecemos pessoas assim. Mulheres e homens que são fascinados por alguém que amam. Seja a esposa, o marido, os filhos, os netos, os pais e até os amigos. Ficam cegos por esse amor e se doam completamente. Entregam tudo de si. Mas o mundo não é o outro. Não pode ser. É importante termos nossas aspirações e também respeitarmos o espaço alheio. Lembro que uma professora sempre dizia…

Quando passamos a mão na cabeça de alguém, quando tentamos inibir suas limitações e fazemos tudo por essa pessoa, a impedimos de crescer. Ela se acomoda.

E se o outro fica acomodado, passamos a viver uma relação solitária. Nos entregamos, mas não recebemos amor de volta. É claro que ninguém deve se doar pensando em recompensa, mas também não existe relacionamento sem troca. Shirley se decepcionou com o marido, percebeu que enquanto vivia seu amor cego, ele estava ocupado com, digamos, outras coisas. Quando nosso mundo gira em torno de alguém, estamos sujeitos a frustrações. Por isso, é melhor guardar algumas fichas para si mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s