A felicidade é uma imposição social

4266-45ba9ab35f53c76fd48421a58eac4c33Precisamos casar, ter filhos, conquistar o diploma da faculdade, viajar e ainda postar fotos sorrindo no Facebook. Temos que ser felizes. Temos que ser amados. Temos que estar o tempo todo de bem com a vida. É quase nosso dever, diante das convenções sociais, mostrar aos outros que estamos muito bem, obrigada. Não há espaço para a infelicidade.

As redes sociais são um prato cheio para nos cobrar que sejamos felizes. Vemos as fotos dos colegas na praia, no exterior, na piscina. Tudo muito lindo, ensolarado e alegre. Clima familiar perfeito. Sorrisos perfeitos. Vidas perfeitas. Então, começamos a cobrar uma providência, uma mudança em nós. Desejamos uma vida como a daquelas pessoas. Também queremos postar frases maravilhosas, de pensadores ilustres, dizer como estamos nos sentindo (sempre bem, é claro) e comentar tudo com risadas, porque somos maravilhosamente humorados. O Facebook é, quase sempre, como um comercial de margarina.

Não somos cobrados apenas no mundo virtual, mas também por familiares e amigos. Já passou dos 30 e ainda está encalhada? Ficou em casa no último verão? Está casada há 10 anos e ainda não teve filhos? Vai esperar juntar mais dinheiro para trocar de carro? Todos torcem o nariz. Como se a felicidade dependesse de ações específicas e companhias específicas. Como se existisse um padrão a ser seguido. Se está fora dele, você não é feliz. Se não é feliz, não é aceito.

Isso não passa de ilusão. Não dá para ser feliz o tempo todo. As pessoas têm problemas. A gente briga com o namorado, esquece de pagar a conta que vence hoje, arma o maior barraco com os filhos, se decepciona, escolhe caminhos errados. Nossa vida é cheia de obstáculos, empecilhos, frustrações. É normal. Por isso, precisamos aprender a ser felizes por períodos curtos de tempo, aproveitar as pequenas conquistas e seguir em frente depois de um tombo. Precisamos aprender a ser felizes no mundo em que vivemos, cheio de problemas e maldades.

Temos que perceber que o outro não é a medida. Se o amigo está todo contente na foto de capa do Facebook, não significa que ele é o ser humano mais realizado do mundo. Não é porque a colega de trabalho posta frases inteligentes e espirituosas no perfil que é uma pessoa equilibrada. As pessoas nem sempre são o que parecem. Nunca nos expomos por completo. Todos temos que conviver com a dura realidade cotidiana. Por isso, ser feliz não tem que ser imposição. Seja feliz quando, onde, com quem e por quanto tempo puder.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s