O problema da primeira impressão

primeira impressãoA primeira impressão não é a que fica. Pelo menos, deveria ser assim. Mas temos mania de fazer juízos definitivos a partir de um primeiro contato. A filha leva o namorado para os pais conhecerem. O rapaz usa vários piercings, tem cabelo comprido e o corpo coberto por tatuagens. Pronto, está feito o julgamento: é um rebelde. O sujeito vai se candidatar a um emprego e aparece de camisa polo e jeans. Não tem credibilidade nem experiência. A garota tem o cabelo pintado de verde. É louca. E assim por diante. Os julgamentos não param.

O fato é que não sabemos o que se passa na vida das pessoas. Não conhecemos seus corações, seus segredos, suas virtudes e limites. Olhamos apenas a parte de fora e isso não basta para conhecer alguém verdadeiramente. E mesmo que soubéssemos tudo a seu respeito, não teríamos o direito de julgar. Quem julga, precisa ser completamente correto, sem o mínimo deslize. Quem julga tem que ser perfeito. E não existe perfeição. Não deveria existir julgamento.

O namorado da filha pode ser um rapaz ótimo e que vai fazê-la feliz por completo. O sujeito que foi se candidatar a um emprego pode ter um currículo de arrepiar os cabelos e ser extremamente competente. A garota de cabelo verde pode ter apenas uma energia vibrante, que gosta de expressar. O que o outro faz ou deixa de fazer não interfere na nossa vida. E mesmo quando a pessoa está por perto, sua aparência não é o que realmente importa.

Precisamos parar de olhar o mundo do nosso lugar, a partir dos nossos conceitos, dos nossos valores. O mundo vai muito além do nosso umbigo. Existe uma infinidade de culturas, pensamentos e hábitos que desconhecemos. Existe um universo de possibilidades que nem sempre combinam com o que apreciamos, mas nem por isso estão erradas. O diferente nos dá medo, nos faz encolher, nos tira da zona de conforto. Talvez fosse melhor nos envolvermos com o desconhecido e apreciarmos sua singularidade do que nos fecharmos diante do mundo e julgarmos pela primeira impressão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s