Vivendo no piloto automático

vivendo no piloto automático

Muito do que fazemos em nossa vida não está de acordo com a nossa vontade. As vezes, é como se perdêssemos o controle de nós mesmos. Ou até pior, como se permitíssemos esse descontrole. Escolhemos não arriscar, não mudar, não questionar. Escolhemos deixar a vida passar diante de nossos olhos, sem realmente viver.

É típico ver pessoas que não suportam o chefe ou estão infelizes com a função, mas não abandonam o emprego por medo de não conseguir outro melhor. É típico ver esposas cansadas, descontentes, sobrecarregadas e presas em casamentos arruinados, apenas para preservar os filhos. É típico ver famílias comemorando as festas de fim de ano sempre da mesma maneira, sem sentir prazer algum, só para não magoar os pais ou os parentes. Ninguém aguenta mais a situação, mas deixam que ela se estenda. Essas pessoas estão anestesiadas.

Como se vivessem no piloto automático, soltam as rédeas do próprio ser. Deixam que os outros tomem as decisões, se anulam, perdem a voz. Não é preciso aturar o chefe a vida inteira, se arrastar em um casamento desgastado ou passar a virada do ano em uma chácara só porque é o desejo da família. Mude de emprego, peça o divórcio, viaje no Ano Novo. Somos nós que trilhamos nosso caminho. É assim que deve ser. Não podemos perder o controle de nossas vidas.

Viver refém das rotinas alheias é colocar de lado as próprias vontades por achar que nada vale a pena. É silenciar diante do outro. É se diminuir diante do mundo. Ninguém merece uma vida medíocre. Mas só consegue algo mais se lutar, se impor, se decidir as próprias direções a seguir. Quem perde o controle de si, perde a chance de fazer a diferença e encontrar a felicidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s