Desrespeito e romance não combinam

casal
Os relacionamentos têm começado cada vez mais cedo. E talvez a falta de maturidade desses adolescentes seja o motivo para desrespeitarem tanto seus parceiros. Com os hormônios borbulhando, sem orientação e postura necessária para assumir um compromisso, eles metem os pés pelas mãos.

“Cala a boca”, “cuida da sua vida”, “sai do meu Facebook”, “você é um retardado”… Esses são apenas alguns exemplos mais leves do que ouvimos nas conversas dos casais de hoje. E quanto mais jovem, pior o nível da linguagem. Muitos não se respeitam, não se importam, parece que sentem necessidade de ferir o outro. Ali estaria a “graça” do romance.

As agressões verbais devem machucar, ainda que não admitam isso. Mas como não existe um ponto de equilíbrio, alguém na relação que diga: “Espera aí! Isso não está certo!”, os casais vão levando. Até que um dia, por um motivo qualquer, percebem que não dá mais.

O problema é que os vícios vão junto. E quando eles entram em um novo relacionamento, cometem os mesmos erros. Continuam não respeitando o outro e permitindo que também sejam desrespeitados.

Fico pensando… O que será dessas pessoas quando forem adultas? Como vão conduzir suas relações? E sinto que, infelizmente, o quadro tende a piorar.

A adolescência é uma época de transição, de mudança, de descobertas – tanto do outro quanto de si mesmo. Por isso, eles chegam a fase adulta com princípios e valores quase sempre estabilizados. Ou seja, se não aprenderam a respeitar antes…

Será que chegaremos ao ponto da maioria dos casais viver em guerra? Uma guerra que eles mesmos despertaram com os insultos nas ligações telefônicas, os xingamentos nas redes sociais, as humilhações em público… Tudo aquilo que experimentaram na adolescência?

Não sei. Sei apenas que os limites nos relacionamentos devem ser estabelecidos muito cedo. Aceitar a agressão é abrir mão do amor próprio, é desvalorizar-se.

Talvez, ainda na adolescência, seja o momento de meninos e meninas repensarem suas atitudes para que um dia possam desenvolver relacionamentos saudáveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s