Queremos as curtidas, esperamos por elas

curtir

O Facebook trouxe muitas mudanças comportamentais. Adotamos uma nova linguagem, novas formas de pensar o mundo, de interagir com as pessoas… Além disso, a rede social se tornou uma ferramenta, entre outras coisas, para alimentar nosso ego.

Não raras vezes vi usuários com mais de mil fotos em seus álbuns. Sabe, cada um faz o que bem entender com seu perfil. Mas isso é mesmo necessário? Até que ponto é positivo expor a nossa vida e os nossos hábitos na internet? Afinal, o acesso é irrestrito. Qualquer um pode se apropriar das suas imagens e até mesmo das coisas que diz nas publicações.

Nessa ânsia de sermos reconhecidos, elogiados, paparicados… Divulgamos tudo. Fotos de família, da balada no fim de semana, da reunião no trabalho, dos filhos crescendo, da academia e até de biquíni na praia. Queremos as curtidas, esperamos por elas. Comentários? Compartilhamentos? Quanto mais melhor.

A cada nova interação, um sorriso no rosto. Amigas comparam quantas curtidas tiveram na última postagem, contam os comentários, atualizam a página várias vezes e vibram quando tem uma notificação no “mundinho”. Isso cria uma ansiedade muito grande.

E, sinceramente, o que isso significa? O que ter 200 curtidas em uma foto quer dizer? O que 50 comentários vão mudar na sua vida? Por que acha tão importante ter a aprovação dos outros? Na prática, que diferença faz? Você é mais ou menos bonito pela quantidade de curtidas? É melhor ou pior pelo número de compartilhamentos das suas ideias?

Para mim, estamos cada vez mais carentes. Talvez a própria dinâmica da rede social e do mundo tecnológico no qual estamos inseridos tenha contribuído para isso. Precisamos de olho no olho, corpo, calor, cheiro, toque. E tentamos suprimir isso com as carícias de um “curtir”.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. alessandra pimenta carvalho disse:

    Assim como o Ronaldo Nezo vc tem um talento enorme , para escrever textos que relatam asuntos do cotidiano que muitas vezes nós não paramos para pensar ou discutir sobre o assunto. parabens !!

    1. Natália Barros disse:

      Muito obrigada, Alessandra. É uma honra ler suas palavras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s