O comedor de amendoim

blog

Passei a tarde tentando falar com o bendito. Coisa bastante comum em alguns dias, quando a bruxa fica solta na redação. Já estava quase desistindo. Uma hora ele estava ao telefone, depois dando entrevista, saiu, entrou em uma reunião… Acho que até a secretária já estava com pena de mim.

Finalmente, aos 45 minutos do segundo tempo, ele resolve me conceder um espacinho na agenda lotada. Faço um ufa! para mim mesma, porque realmente tinha que falar com aquela pessoa. Sabe, estou acostumada com as respostas grosseiras e a fala rápida por conta do tempo curto. Porém, esse entrevistado conseguiu me surpreender.

Ele atende gritando, literalmente. Um alô tão estridente, que até o meu editor deu uma olhadinha para mim, ao ouvir o som que saía do telefone. Mando a primeira pergunta e, como se fosse normal, aquele senhor me responde enquanto mastiga alguma coisa. Reviro os olhos.

Como pode alguém ser tão grosseiro assim?! Gente, o mínimo que ele poderia fazer era esperar mais cinco minutinhos para começar a sua hora do lanche. Eu compreendo que o dia é corrido para todo mundo, mas sempre há espaço para os bons modos, não é mesmo? Minhã mãe me ensinou, desde pequenininha, a não falar de boca cheia. Dizia que era falta de educação.

Fiquei até desconcertada… Envergonhada mesmo, por ele. Eu estava ali, fazendo minhas perguntas e ele respondendo com o maior descaso do mundo. Podia ouvir o nhec nhec da mastigação.  Sabe aqueles momentos em que a gente imagina a pessoa do outro lado? Consegue até ver a cena? Pois é… Aposto que era amendoim!

Eu fiz a minha parte. Terminei a entrevista, o tratei com respeito – coisa que talvez ele não saiba o que significa – e desejei uma boa tarde. É provável que ele  nem tenha se dado conta do que fez. Talvez seja mesmo normal para ele falar com as pessoas de boca cheia. Eu não acho… E você?

Deixe um comentário

